Horta Vertical: 10 Inspirações e Dicas para Você Fazer a Sua

Para os amantes de plantas e do verde, fazer um jardim ou uma horta vertical é uma ótima maneira de levar a natureza para dentro de casa. E, mesmo que a sua casa ou apartamento não tenha tanto espaço livre, ainda assim é possível fazer uma hortinha.

Para ter uma horta vertical, basta ter uma parede livre onde bata sol por pelo menos três horas por dia. Ou seja, possivelmente é muito mais fácil do que você imaginava – e a seguir vamos dar ótimas ideias para você fazer a sua própria horta vertical!

1. Esse tipo de horta vertical suspensa feita com madeira e vasos de barro, por exemplo, pode ser feita por você mesmo

Dicas gerais para ter uma horta vertical

Antes de iniciar a montagem da sua horta vertical, meça o espaço onde você deseja fazê-la. Se você deseja possuir um jardim vertical grande, é aconselhável contratar um paisagista para medir e fazer os cálculos necessários para não danificar a estrutura da parede de sua residência. Depois, decida quais tipos de plantas você deseja ter na sua horta.

2. O jardim vertical feito de madeira deixou a varanda muito mais confortável e ainda mais bonita. Projeto por Conceição Estrela

Para escolher as plantas para a sua horta vertical, você deve analisar quanto tempo de sol elas precisam e também se as raízes delas crescem muito. Afinal, na horta vertical não há muito espaço para as raízes se espalharem e, se você dispor de um local que não recebe muita luz solar, é melhor procurar plantas que preferem esse tipo de ambiente.

3. A horta vertical em canos de PVC suspensos é fácil de fazer e fica lindo na decoração

Dependendo do tipo de horta vertical que você deseja ter, pode ser necessário preparar a parede onde ela ficará. Em alguns casos, pode ser interessante cobrir com um plástico ou folhas de PVC para proteger a parede da água e dar suporte para a horta. Se você for utilizar canos de PVC ou outros tipos de vasos suspensos, isso pode não ser necessário.

4. Corredor com horta vertical em canos de PVC pintados de laranja

Tipos de horta vertical

Existem alguns tipos de jardins e hortas verticais, sendo os mais populares os de bolso, bandeja, vasos de barro e de materiais recicláveis. O tipo escolhido varia do estilo de decoração, espaço disponível, da disponibilidade de recursos e do tipo de plantas que você deseja ter em sua residência.

5. Pequena horta vertical em potes de vidro presos em pedaços de madeira

Além disso, é necessário verificar o tipo do sistema de irrigação, se será automático ou manual. A terra seca mais rápido nas hortas em vasos, por exemplo, por isso as regas devem ser diárias, preferencialmente. Caso opte pela irrigação manual,uma dica para saber quando realizar a irrigação é colocar o dedo na terra: se ela estiver úmida, não precisa molhar.

6. Para aqueles que possuem mais habilidades com plantas, é possível arriscar e plantar algumas leguminosas na horta vertical

E, dependendo do tipo de horta vertical escolhido, é interessante dispor as plantas que gostam de menos água em cima e as que gostam mais embaixo. Dessa forma, os vasos de baixo ficam mais encharcados.

7. Uma forma criativa de reutilizar latas de alumínio na horta vertical

 Plantas para horta vertical

Para decidir o que plantar na sua horta vertical, primeiro você deverá ter decidido já onde vai ser a horta. E considere também o seu tempo livre e disposição para cuidar das plantas!

8. Alguns lugares vendem suportes próprios para fazer hortas verticais

Caso você esteja disposto a se dedicar mais às plantinhas, pode escolher espécies que precisam de muita água e, por isso, podem necessitar de rega diária. Alguns exemplos são o orégano, a segurelha e a hortelã.

9. Você pode fazer composições diferenciadas para a sua horta vertical

Por outro lado, caso não possa ou não queira esse compromisso, as plantas que gostam menos de água são, com certeza, uma melhor alternativa. Algumas boas opções são o alecrim, a lavanda e a salsinha.

10. A horta vertical feita com garrafa PET é uma forma bem sustentável e barata de fazer a sua horta em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.