Aluguel de Imóveis,  Aluguel de Temporada,  Aluguel em Imposto de Renda,  Arquitetura,  Comprar imóvel online,  Comunicados,  Dicas de decoração,  Dicas Imóveis,  Dicas para construir casa,  Escritura de Imóvel,  FGTS Imóvel,  Financiamento de Imóvel,  Imóvel Brotas,  Imóvel Jaú,  Imóvel Pederneiras,  Reformas,  Royal Campinas,  Sem categoria,  temporada,  Terrenos em Loteamentos

Automação residencial: sistemas para uma casa inteligente

Com certeza você já deve ter ouvido falar da automação domiciliar, ou domótica, como é conhecida por muitos. Se não sabe nada sobre este tema pode começar dando uma olhada neste artigo, antes de descobrir um pouco mais. Resumindo em poucas palavras a automação domiciliar consiste em utilizar a tecnologia para controlar eletronicamente vários elementos de nossa casa, muitos deles através de apenas um toque no aplicativo do celular. Hoje falaremos sobre as vantagens da automação domiciliar e algumas opções para aplicá-la em casa. 

Sistemas de iluminação

Existem sistemas que nos permitem controlar as luzes residenciais (internas e externas) através de controle remoto, aplicativos no celular, horários predeterminados ou estímulos. As possibilidades são variadas e podem ir desde sensores de movimento que acendem a luz quando detectam alguma presença no ambiente ou tecnologias que permitem criar uma atmosfera perfeita para assistir filmes em horários programados. 

Segurança

Sensor de presença em portas e janelas: este sistema ajuda a detectar movimentos inesperados em portas e janelas de sua residência. O sistema inteligente estuda seu dia-a-dia e de sua família e emite alertas quando são acionados de maneira inesperada. Com este tipo de automação é possível se proteger contra arrombamentos e roubos. 
Fechaduras: as fechaduras inteligentes além de evitar o inconveniente do esquecimento de chaves também é possível fornecer e controlar o acesso de todos os moradores. Existem diferentes sistemas de abertura que pode ser de maneira digital, aproximação do celular, senhas, comando de voz e até mesmo os animais de estimação podem contar com sistema de abertura em suas coleiras. Além disso, é possível bloquear o acesso em horários específicos e checar se as portas estão realmente trancadas a distância. 
Câmera de segurança: já são velhas conhecidas e são utilizadas para monitorar sua casa e aprimorar seu sistema de segurança. Hoje em dia as câmeras contam com imagens de alta definição, modo noturno, armazenam informação na nuvem e permitem monitorar os ambientes através do celular. 

Controlando a temperatura da casa

São tecnologias que permitem controlar o sistema de ar-condicionado e aquecimento da casa de maneira fácil e eficiente. Existem sistemas que permitem controlar a temperatura de cada ambiente separadamente, programar horários para que comecem a funcionar ou para que desliguem sozinhos quando atingem uma certa temperatura. Com este tipo de controle é possível ligar o ar condicionado ou o sistema de aquecimento através do celular, minutos antes de chegar em casa, garantindo que a encontraremos fresquinha ou aquecida ao entrar.

Controle de som e Home Theater

A automação residencial pode transformar sua casa em um verdadeiro cinema, permitindo controlar, além das luzes, também opções de tv e som em uma única interface. Assim é possível preparar o clima para assistir sua série ou filme favorito de maneira instantânea, ou então colocar um som nas horas desejadas. 

Cortinas e persinas inteligentes

As cortinas e persianas motorizadas também podem ser controladas através de um toque. A automação pode permitir fechá-las e abri-las individualmente ou então com um sistema integrado ao ar-condicionado e iluminação para aprimorar seus rendimentos permitindo uma maior economia. Outra opção é integrar as persianas e cortinas ao sistema de segurança fazendo com que, no caso do acionamento dos alarmes todas as cortinas e persianas se abram permitindo uma melhor visualização interna pela equipe de segurança. 

Sistema de irrigação do jardim

Sim, seu jardim também pode ser beneficiado pela automação residencial. É possível contar com sistemas de irrigação que permitem programar a saída de água em horários estabelecidos ou então que possuem sensores de umidade que verificam as necessidades do solo para assim então acionar a saída de água.

Facilitando a vida de idosos e portadores de necessidades físicas

Todos estes sistemas podem ser utilizados com o intuito de monitorar e facilitar a vida de pessoas idosas ou portadores de necessidades físicas. Os sistemas, podem ser controlados por eles mesmo ou entao por um cuidador ou responsável a distância. É uma ótima maneira de verificar se as portas realmente foram fechadas, se as luzes estão acesas, verificar a temperatura e etc. Outro facilidade que oferece a automação são os detectores de incêndio, vazamento de gás e as luzes que funcionam por sensores de movimento, muito úteis nesses casos. 

Quais as vantagens da automação residencial

É de se imaginar que contar um sistema de automação em casa pode nos oferecer inúmeras vantagens. Algumas das principais são:

Segurança: a mais interessante das vantagens. Estando em casa ou mesmo distante você poderá checar tudo o que acontece dentro e fora de seu imóvel garantido a segurança. É uma maneira de evitar que o pior aconteça e tomar as medidas cabíveis no mesmo momento, como mandando um aviso a uma central de vigilância, por exemplo.
Comodidade, praticidade e tranquilidade: contar com um sistema de automação residencial significa ter o controle da sua casa ao alce de um clique, mesmo estando a quilômetros de distância e não ter que se preocupar com possíveis imprevistos.
Economia no consumo de energia: a automação de sistemas como o controle de irrigação, iluminação e ar-condicionado, por exemplo, pode permitir que você economize uma quantidade significativa em sua conta de luz e de água no final do mês. Além disso, também é possível optar por sistemas específicos que gerenciam o consumo de energia de uma residência.

Consulte um especialista

Se você se interessou por alguma das possibilidades que os sistemas de automação residencial oferecem, não hesite em consultar um especialista. Um sistema como este não se limita a uma simples instalação, mas sim em um estudo de sua casa, seus hábitos e necessidades para alinhar com a perfeição a automação residencial ao seu dia-a-dia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Contato Whatsapp