Aluguel de Imóveis,  Aluguel de Temporada,  Aluguel em Imposto de Renda,  Arquitetura,  Comprar imóvel online,  Comunicados,  Dicas de decoração,  Dicas Imóveis,  Dicas para construir casa,  Escritura de Imóvel,  FGTS Imóvel,  Financiamento de Imóvel,  Imóvel Brotas,  Imóvel Jaú,  Imóvel Pederneiras,  Reformas,  Royal Campinas,  Sem categoria,  temporada,  Terrenos em Loteamentos

Consumo consciente: como adaptar sua casa

Muito se fala em preservação do meio ambiente, de consumo consciente e de cuidados com o lixo que produzimos. É um assunto que sempre esteve em pauta, mas hoje em dia, com vários desastres acontecendo e com as sequelas do descuido com o planeta cada vez mais visíveis, é preciso mais do que nunca levantar a bandeira do meio ambiente e o primeiro passo vem de cada um de nós dentro de nossas casas. Falaremos sobre o consumo consciente e de como começar a preservar o planeta em nossos próprios lares a partir de 6 dicas práticas. 

1 – Reaproveitamento de objetos

Reaproveitar materiais está mais na moda do que nunca. O reaproveitamento por ser utilizados nos mais diversos sentidos e com uma infinidade de materiais, basta usar a imaginação e colocar a mão na massa. Utilize paletes para criar móveis, pneus para fazer pufes, caixas de madeira para fazer mesinhas, móveis antigos restaurados, garrafas de vidro para armazenar água na geladeira e até mesmo uma xícara quebrada pode se transformar em um charmoso vaso. Ao invés de aumentar a quantidade de lixo você estará dando um novo uso a esses objetos. 

2 – Economia de água

Regrinhas básicas colocadas em prática no dia a dia já são suficientes para economizar vários litros de água. Aqueles pequenos detalhes como fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça, fazer o mesmo com o chuveiro e também se lembrar de diminuir os minutos no banho fazem toda a diferença…. Somado a isso podemos pensar em investir em um sistema de coleta água da chuva para reaproveitá-la em casa, instalar aeradores nas torneiras e também utilizar a água da máquina de lavar para outras atividades como lavar o quintal por exemplo. 

3 – Separe o lixo

Se você ainda não o faz saiba que já passou da hora de começar a separar o lixo em casa. Tão simples como ter diferentes latas de lixo em casa para separar plástico, vidros, metais e lixo orgânico. Além disso é importante certificasse as datas da coleta seletiva para que cada tipo de lixo seja direcionado para o destino correto. Lembrando que componentes eletrônicos, pilhas e baterias devem ser direcionados para pontos específicos de coleta. 

4 – Menos plástico, mais escolhas inteligentes

Uma das tarefas mais difíceis, já que muitas vezes nos vemos de mãos atadas por conta dos produtos comercializados em embalagens de plástico e que infelizmente ainda não oferecem outra alternativa sustentável. Mas não podemos esquecer deste detalhe e sempre que seja possível tomar essas ações:

Evitar comprar e utilizar descartáveis.
Prefera recipientes de vidro que podem ser reaproveitados.
Evite embalagens no geral optando por comprar produtos a granel.
Se possível prefera embalagens retornáveis e orgânicas. 
Opte por materiais de limpeza e higiene com refil.
Utilize produtos biodegradáveis.
Recuse sacolinhas plásticas dos supermercados e utilize sacolas sustentáveis de tecido. 

 5 – Não desperdice alimentos

A comida é um elemento sagrado em nossas vidas e não deve ser desperdiçada nunca. Para isso tenha em conta a quantidade de comida que necessita comprar para o consumo em sua casa, faça um planejamento e não compre em exagero. Na hora de cozinhar os alimentos também é preciso calcular a quantidade exata para o consumo e se possível reaproveitar folhas, talos e cascas. 

 6 – Não compre compulsivamente ou acumule coisas

Este item está diretamente ligado ao primeiro item, já que antes de comprar qualquer coisa é importante verificar se já não temos algo em casa que posso ser reaproveitado. A ideia é clara e consiste em diminuir a compra compulsiva, principalmente de coisas desnecessária. E isso vale para tudo: comida, roupas, sapatos, objetos de decoração, livros, brinquedos, cosméticos e etc.. Desta forma além de diminuir a produção futura de lixo, também deixamos de alimentar várias industrias que, na maioria das vezes, não zelam pela preservação do meio ambiente. Outro toque importante: faça doações, repasse o que não utiliza e abra espaço para o novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Contato Whatsapp