Aluguel de Imóveis,  Imóvel Jaú,  Imóvel Pederneiras

Garantia locatícia: o que é e o que você precisa saber?

Se você está pensando em alugar o seu imóvel e gerar renda extra com ele, saiba que um dos ítens que precisa estar no checklist são as garantias para o aluguel do imóvel, as chamadas garantias locatícias. Agora se você está em busca de um imóvel e também não sabe como as garantias funcionam, esse texto também é para você!

De modo geral, a garantia locatícia, que é exigida em qualquer contrato de aluguel, desde que seja preparado por uma equipe experiente, como é o caso da Gabriel Imobiliária, é uma maneira importante de precaver e dar segurança tanto para o proprietário, quanto para o inquilino durante o acordo firmado.

Mas quais são os tipos de garantias locatícias?

Seguro Fiança
Essa garantia é feita por uma corretora parceira da imobiliária e é calculada com base no valor do aluguel, o que geralmente equivale a dois ou três meses de aluguel, dependendo da análise de risco do cadastro. Esse valor total pode ser dividido em parcelas e são pagas pelo inquilino.

Um dos benefícios dessa modalidade é a agilidade de contratação, rapidez da garantia de aluguel pelo proprietário e auxílio de assessoria jurídica da seguradora, caso necessário.

Fiador
Uma das formas mais comuns e conhecidas de garantia é a do fiador. E é quando há a inclusão de uma terceira pessoa no contrato de locação, que assumirá as despesas com aluguel e demais encargos se o locatário não o fizer. Mas para que uma pessoa seja aprovada como fiador do futuro inquilino, precisa ter um imóvel em seu nome, além de não possuir restrições de crédito ativas.

Além disso, no momento de fechar o contrato, além dos documentos do inquilino exigidos na locação de um imóvel, é necessário que o fiador preencha uma ficha de cadastro e disponibilize cópias de RG, CPF, comprovante de residência e certidão atualizada de estado civil.

Título de Capitalização
Nessa forma de garantia, o que acontece é a aquisição de um título de capitalização por parte do inquilino, que eventualmente poderá ser usado como pagamento em caso de inadimplência. O valor título vai depender, claro, do custo do aluguel e outros encargos, como IPTU e condomínio.

A boa notícia é que, caso o inquilino cumpra com todas as suas obrigações de aluguel, ele poderá resgatar todo o valor do título de capitalização no término do contrato de locação. E, dependendo da corretora em que fizer a contratação do serviço, poderá, inclusive, participar de sorteios, como em todo título de capitalização.

CredPago
A modalidade CredPago tem impulsionado cada vez mais inquilinos a alugarem imóveis por cartão de crédito, pois é basicamente como uma compra habitual. A ascensão dessa forma de garantia se dá pelo fato das vantagens, grande parte delas relacionadas à agilidade de processos que ela oferece, como:
– Economia de tempo na aprovação;
– Não há necessidade de cópias e autenticações de documentos;
– Não é necessário comprovar renda, pois o inquilino só apresentará o cartão de crédito, com limite superior a 4 vezes o valor do aluguel, e o comprovante de pagamento da última fatura do cartão.

É isso! Agora que você sabe todas as possibilidades de garantia locatícia, venha nos visitar e conversar com a nossa equipe de especialistas. Temos soluções tanto para quem deseja alugar ou seu imóvel, tanto para pessoas que buscam um imóvel para morar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Contato Whatsapp