Aluguel de Imóveis,  Aluguel de Temporada,  Aluguel em Imposto de Renda,  Arquitetura,  Comprar imóvel online,  Comunicados,  Dicas de decoração,  Dicas Imóveis,  Dicas para construir casa,  Escritura de Imóvel,  FGTS Imóvel,  Financiamento de Imóvel,  Imóvel Brotas,  Imóvel Jaú,  Imóvel Pederneiras,  Reformas,  Royal Campinas,  Sem categoria,  temporada,  Terrenos em Loteamentos

Limpe a casa e reduza o estresse e a ansiedade

A maneira como temos nossa casa pode influenciar muito em nosso estado de ânimo. Ou seja, uma casa desorganizada, confusa e suja, principalmente neste momento que estamos atravessando, pode causar desconforto e consequentemente sensibilizar ainda mais estados de estresse e ansiedade. O fato de estarmos passando muito mais tempo em casa nos faz prestar mais atenção e sentir nossos ambientes de maneira mais intensa, e isso vale tanto para ambientes agradáveis quanto desagradáveis. Manter a casa limpa e organizada ajuda a ter uma mente mais desobstruída e calma, melhorando a sensação de leveza e disposição. Sendo assim, que tal unir o útil ao agradável e transformar os serviços de limpeza e organização da casa em algo ainda mais positivo para seu bem-estar?

1 – Pegue leve com você mesmo

O primeiro ponto que devemos considerar na hora de organizar e limpar a casa é não levar tão a sério. Ou seja, tente fazer com que as tarefas não se transformem no motivo do estresse e de ansiedade. Desempenhe a tarefa sem pressa, com tranquilidade e sem criar expectativas de perfeição, já que o que buscamos é desfrutar do processo e de ambientes mais agradáveis e não transformar nossa casa em um cenário de revista. 



2 – Transforme em algo divertido

Antes de começar, prepare o ambiente. E não estamos somente falando dos utensílios e produtos de limpeza, mas também de atrativos visuais, olfativos e sonoros. Coloque uma roupa confortável, prepare uma playlist com as músicas que você mais gosta, abra as janelas permitindo que a luz do sol penetre em cada cantinho de sua casa, ventile o ambiente e para finalizar utilize difusores ou aromatizadores com um cheirinho gostoso para os ambientes. Desta maneira, limpar e organizar se tornará uma tarefa divertida e que permite ocupar a mente. 

3 – Por onde começar?

Os especialistas recomendam começar com a lavagem de roupas, lençóis e toalhas e dessa maneira desobstruir cestos e a lavanderia. Depois deve-se passar para as área mais críticas: cozinha e banheiro. Essas áreas da casa onde o contato com á água durante a limpeza é constante, por incrível que pareça, pode ajudar a relaxar um pouco mais. O próximo comodo deve ser os dormitórios e depois a sala, já que é um ambiente onde se acumulam um monte de coisas (bolsas, sapatos, compras…) que devem ser guardados em outros ambientes que, no momento, já estarão organizados. 

4 – Conselhos de Marie Kondo

Neste momento é que vemos que Marie Kondo estava certa ao escrever seu livro a “Mágica da organização” onde propõe que somente devemos manter em casa os objetos e elementos que nos trazem alegria e felicidade. Sendo assim, analise tudo o que você tem em casa durante a limpeza e a organização e se pergunte a real necessidade de aquilo estar ali. Para que manter presentes que você ganhou de pessoas que já não fazem parte da sua vida? Ou coisas que você acumulou durante os anos, mas que na realidade não tem nenhum valor para você. Pratique este exercício! 

5 – Aproveite para se movimentar

Já que a limpeza e a organização é algo inevitável, então porque não fazer isso de maneira consciente sabendo que em cada atividade você esta também queimando calorias? Movimentar-se é uma ótima maneira de afastar o estresse e a ansiedade, e várias atividades da casa como tirar o pó, limpar o banheiro e os vidros por exemplo, nos ajudam a queimar calorias. Neste artigo falamos um pouco sobre isso e a quantidade de calorias que cada atividade permite queimar.

6 – A organização diminui a ansiedade

É algo comprovado, a saúde mental pode ser afetada quando convivemos em um ambiente caótico, algo que pode resultar em cansaço, dores de cabeça, irritação e demais sintomas característicos da ansiedade. É importante tornar a organização parte do processo para diminuir a ansiedade e o estresse transformando as atividades de limpeza e organização em algo prazeroso e benéfico. 

7 – Mantenha o que conseguiu

Agora que você já conseguiu criar uma rotina de organização e limpeza em harmonia com seu ânimo e astral é importante mantê-la no dia-a-dia. Dedique pelo menos 15 minutos por dia para recolher e organizar as coisas espalhadas pela casa e fazer uma limpeza rápida em piso, banheiros e cozinha. Dessa maneira a limpeza semanal será menos pesada e mais fácil de ser realizada. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Contato Whatsapp