7 móveis de madeira que estão na moda

O novo diamante da decoração, que todo mundo precisa ter em casa, chega dos bosques para encher lares e empresas com encanto e personalidade especial. Trata-se da madeira – seja ela em bruto ou “rude wood”. Com uma beleza difícil de superar, esses móveis com suas imperfeições ou cicatrizes que arrastam de outro tempo triunfam em ambientes de todos os estilos. Veja como usa-los em casa para estar em sintonia com a última moda.

 

1m

Em forma de aparadores

2m

3m

Se você gosta mais do estilo nórdico, industrial, vintage ou mediterrâneo, um aparador de madeira irá bem com todos os ambientes. Ele pode ser combinado com pisos laminados do mesmo material ou inclusive com piso de barro para aproximar-se mais de um estilo provençal. Se a manutenção de uma peça de madeira robusta lhe preocupa, não pense nisso, os marceneiros costumam trata-la com óleos especiais que as mantém como nova durante anos.

Reinventando uma porta

4m

Buscando um estilo mais jovem, dinâmico, fresco e ecológico podemos citar as portas de madeira rústica, chamadas também “tipo granjeiro”. Essas portas podem ser fabricadas a partir de um modelo antigo (retirando a pintura e tratando-a contra cupins) ou encomendando-a a um marceneiro. Com ferragens aparentes ou ocultas, com aparência mais clássica ou industrial, são ideais para casas de poucos metros. Utilize-as como portas de passagem ou no lugar das tradicionais portas de armários e closets.

Até na sua cozinha

5m

6m

Utilizar a madeira na cozinha é uma aposta segura e muito, muito atual. Claro, devemos ter em conta alguns mínimos cuidados para que fiquem perfeitas durante muitos anos. O importante é manter a madeira livre de gordura, pó e ter muito cuidado com os líquidos que possam cair. Tratando-se de uma cozinha, qualquer líquido que caia, por menor que seja, deve ser secado o mais rápido possível. Os modelos de portas de madeira oferecem a possibilidade de escolher entre muitos acabamentos de madeiras e o verniz. Desde as mais tradicionais como o cavalho, até outras menos vistas como a cerejeira, a faia e o mukali.

Reutilizando múltiplas peças

7m

Talvez a madeira seja um dos materiais que melhor envelhece, por isso é ideal para ser reutilizada em múltiplos projetos em casa. Com certeza você já viu pela internet como algumas pessoas utilizam velhas portas de madeira para fazer mesas de centro, ou inclusive como cabeceiras nos dormitórios mais “chics”. Projetos de DIY que incentivam a criatividade mas que, sejamos sinceros, não é qualquer pessoa sem experiência que consegue fazer. No caso de não estar muito familiarizado com a bricolagem, o melhor é encomendar um móvel de madeira natural a um marceneiro. Tenha em conta que todos os veios que apresenta a peça de madeira, assim como seus arranhões e pequenas rachaduras, são marcas que aportam um encanto original que não desprestigia sua qualidade. Este dormitório que aparece na foto desfruta de uma cabeceira sob medida forrada com lâminas de madeira natural. Uma solução nota 10 tendo em conta o pilar tão incômodo que se encontra também na cabeceira.

Revestindo todo tipo de superfícies

8m

Forrando armários, despensas ou cristaleiras inteiras, os revestimentos de madeira muito naturais são ideias. Sem pintura nem vernizes, por fim voltamos a falar de um material que não segue a moda. Entre os mais conhecidos está o carvalho, o arce, a cerejeira americana, ainda que também se utilizem as madeira exóticas tropicais. Deixe-se assessorar por um bom profissional antes de lançar-se a aventura de colocar um móvel de madeira natural em sua casa.

Misturada com ferro

9m

Outro material que permanece inalterado durante anos é o ferro, por isso encaixa-se perfeitamente com a madeira. Utilize-o nos pés das mesas mais robustas, rodas, ferragens ou qualquer outro complemento que imaginar. Já o vimos em portas tipo granjeiro e se repete em móveis de todos os tamanhos. Frequentemente se mistura ferro forjado com a madeira, requerendo cada um desses móveis de alguns cuidados essenciais. A união de ambas peças é a área mais delicada. Se você teve a sorte de herdar um móvel de forja e planeja renová-lo, deixe-o nas mãos de um bom restaurador que saiba dar a cada material o que necessitam.

Em sua versão mais pura

10

As estantes são um clássico que por muito que os livros digitais estejam na moda não as perdemos de vista. Com luz integrada ou sem, algumas são fabricadas inteiramente em madeira ou misturadas com gesso ou drywall. Aproveite o espaço entre dois pilares para instalar prateleiras de madeira ou faça como na imagem e levante toda uma composição com o desenho que preferir. Você pode deixar as prateleiras abertas, misturá-las com portas ou inclusive servir de base para expor obras de arte ou lembranças de suas viagens. Uma combinação deste tipo te dá margem para tirar melhor proveito dos espaços pequenos, podendo inclusive aproveitar para acrescentar a tv (e todos os cabos da tecnologia que a acompanha) em seu interior.

 

Fonte: Habitissimo

Comentários


Comente agora!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.