Como cobrir azulejos antigos

Como cobrir azulejos antigos

Para quem procura uma alternativa rápida, prática e econômica para dar uma repaginada em algum ambiente da casa saiba que cobrir os azulejos antigos pode ser a opção certa para você. É um ótimo recurso para ser aplicado em casas ou apartamentos alugados ou para quem gostaria de substituir aquele azulejo velho, desgastado e com estampas antigas mas que no momento não conta com um orçamento suficiente para realizar uma reforma mais complexa com a retirado dos azulejos anteriores. Existem várias maneiras de colocar esse ideia em prática e hoje trazemos algumas opção para você escolher a que mais se adapta a seu espaço e dar cara nova para os azulejos do seu banheiro, cozinha ou qualquer outro ambiente.

Azulejo sobre azulejo

Apesar de soar um pouco duvidoso é possível aplicar azulejo sobre azulejo. É um processo confiável e quando aplicado da maneira correta resulta com um acabamento perfeito. Para realizar esse procedimento é necessário que o revestimento antigo esteja intacto, ou seja, que não possua rachaduras, peças descoladas, estufadas ou soltas, e utilizar uma argamassa especifica para a sobreposição de azulejos cerâmicos. Para realizar esse procedimento é importante contar com profissional muito bem qualificado pois o acabamento deve ser primoroso, considerando que a aplicação do novo azulejo irá elevar a espessura da parede pelo menos dois centímetros. É um recurso recomendado para áreas menores como lavabos ou para paredes sem instalação de interruptores ou outros detalhes que dificulte o acabamento.

Adesivo vinílico

Os adesivos vinílicos para azulejos estão em alta na decoração de interiores. E isso porque com eles podemos mudar o visual da cozinha ou banheiro sem maiores esforços e com um resultado super atual e colorido que remete ao efeito criado pela utilização dos ladrilhos hidráulicos. Eles são aptos para ambientes úmidos mas o contato direto com a água deve ser evitado, portanto certifique-se de aplicá-lo sobre o rodapé do piso, o rodapia da bancada e evite o interior da ducha. Para realizar a limpeza utilize apenas um pano úmido com algumas gotas de detergente neutro, evitando escovas, álcool e produtos abrasivos.

Tecido adesivo impermeável

Outra opção prática e original para quebrar a monotonia de um azulejo antigo e sem graça é aplicar os tecidos adesivos. É possível encontrar esse material com várias estampas e tamanhos e na hora da compra é importante atentar-se para que o modelo escolhido seja a versão impermeável, apta para áreas úmidas como banheiro e cozinha. Assim como os adesivos vinílicos sua aplicação deve ser restrita a áreas onde o tecido não entre em contato direto com a água.  Esse tipo de tecido é aplicado através de uma cola já presente na composição do produto e que vem protegida por um liner que deve ser removido no momento da aplicação. Sua impermeabilidade protege o tecido contra o acúmulo de sujeira como gordura e outros detritos, tornando sua utilização apta também para o ambiente da cozinha. Para proceder a limpeza diária basta utilizar um pano úmido e detergente neutro.

Pintura

A aplicação da tinta diretamente sobre os azulejos irá colorir a superfície por completo eliminando as imagens mas deixando transparecer os rejuntes e texturas, caso seja uma peça com detalhes em relevo. É um recurso barato, de aplicação rápida mas que merece algumas ressalvas para que a pintura resulte bonita e duradoura. É extremamente importante realizar a pintura com tinta epóxi ou com uma tinta específica para a pintura de azulejos, esses tipos de tintas tornam o procedimento apto até mesmo para as áreas molhadas, como o interior do box, evitando que a superfície descasque. Para realizar a pintura a superfície cerâmica e os rejuntes devem estar limpos, sem vestígios de sujeira, gordura ou mofo, e as falhas como perfurações ou pequenas trincas devem ser niveladas com massa acrílica. Uma pintura feita com produtos e materiais de qualidade pode durar até cinco anos em perfeito estado.

Textura

A textura também pode ser aplicada para cobrir os azulejos antigos, com elas conseguiremos criar nas paredes diversos efeitos que vão desde o tradicional grafiato rústico até efeitos mais específicos que simulam a madeira, linho, camurça, mármore, etc. A aplicação da textura envolve todo um processo específico que deve ser realizado por um profissional experiente para que o efeito texturizado tenha um acabamento perfeito e bonito. Para realizar a aplicação é necessário limpar bem a superfície dos azulejos e nivelar os rejuntes com massa acrílica. Antes de espalhar a massa própria para textura recomenda-se aplicar um fundo fosco com tinta acrílica para uma melhor aderência do produto. Com a textura criada a parede já está pronta para receber a pintura com as cores escolhidas para decorar e criar o efeito desejado em seu ambiente.

Massa acrílica

A massa acrílica possibilita nivelar a parede de azulejos eliminando os rejuntes, e qualquer sinais de relevo que as peças cerâmicas possam apresentar, conseguindo assim um aspecto liso de parede em alvenaria comum. A aplicação deve ser feita por um profissional e seguir um processo especifico que envolve a limpeza dos azulejos, correção das imperfeições e posteriormente a aplicação de três camadas de massa acrílica intercaladas com o lixamento para um acabamento perfeito. Com os azulejos perfeitamente cobertos já é possível realizar a pintura da parede normalmente, e para um resultado mais duradouro utilize a tinta acrílica que é mais resistentes e de fácil limpeza.

Combinando as técnicas

Conhecendo as possibilidades de renovação dos azulejos é possível combinar as técnicas para repaginar sua cozinha, banheiro, copa, lavabo, área de serviço ou qualquer outro local que possua paredes revestidas por azulejos. Invista em produtos e em mão de obra de qualidade para que o resultado esteja dentro do esperado. Aproveite para trazer um toque original, moderno e cheio de cor para seus ambientes. A aposta para a renovação dessa cozinha foi combinar a pintura dos azulejos, com uma composição em preto e branco, junto com a aplicação de adesivos na parede da bancada. O resultado foi um ambiente cheio de personalidade e repaginado de forma rápida, barata e prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.