Como restaurar pisos de madeira – Imobiliária Gabriel

É algo natural, os pisos de madeira maciça acabam sofrendo com as ações do tempo. O trafego constante e a utilização dos ambientes fazem com que o material se desgaste e acabe riscando nas áreas de circulação ou embaixo dos móveis. Outro fator que compromete o visual do piso é o acumulo de cera por muitos anos, camuflando a cor original da madeira com um acabamento escuro e feio. Antes de se desesperar e pensar em retirar o piso maciço que você tem em casa e substituir por outro material mais moderno saiba que é possível restaurá-lo e fazer com que seu piso pareça como novo. Saiba mais!

Por que restaurar?

A madeira é um material nobre, que encanta e aporta um visual aconchegante e bonito para os ambientes. Contar com um piso de madeira maciça é uma sorte, já que, mesmo que ele esteja muito desgastado, riscado e com acumulo exagerado de verniz e cera, é um material que pode ser restaurado. A restauração de um piso de madeira pode fazer com que o mesmo volte a ter o visual inicial ou até mesmo ser personalizado ganhando uma cara nova. E, convenhamos, nenhum revestimento reluz tão lindamente em um piso como a madeira.

Quais pisos podem ser restaurados?

Para que um piso de madeira seja restaurado é preciso garantir que o mesmo seja composto de madeira maciça. Ou seja, pisos como os laminados por exemplo, não podem ser restaurados já que em realidade eles não são feitos 100% em madeira mais sim possuem uma película em sua superfície que simula este acabamento. Sendo assim, se você conta com um piso de tacos, parquet ou assoalho por exemplo pode restaurá-los e deixá-los novinhos em folha!

 Como é feita a restauração?

Tudo irá depender das condições do seu piso, do resultado que se espera e do profissional contratado. Para ser restaurado o piso preciso estar livre de infiltrações, estufamentos e bem presos no contrapiso. No caso dos tacos é preciso verificar se existem peças soltas e repará-las antes de iniciar o processo. Basicamente a restauração trata-se de realizar a raspagem e o lixamento do piso, removendo as camadas de cera e verniz e exibindo a cor e o acabamento original da madeira. Outra opção pode ser personalizar o piso depois de raspado através de vernizes mudando sua cor original.

 Quais os cuidados com seu piso de madeira?

A limpeza de um piso de madeira deve ser realizada de maneira delicada e cuidadosa. Deve-se evitar a utilização de produtos abrasivos e optar por escovas macias, detergente neutro e um pano úmido, quase seco. Verifique com o profissional de restauração quais são os produtos específicos para madeira que você pode utilizar em seu piso e qual a frequência de uso. Dessa maneira você evita o acumulo de ceras e outros materiais que podem voltar a comprometer o visual do seu piso.

Quais as vantagens de restaurar?

As vantagens da restauração de um piso de madeira são bem claras. A primeira delas é poder contar com um visual único, bonito e o clima aconchegante que um material como este aporta a decoração. Outro detalhe importante é a economia, já que retirar o piso antigo e instalar um novo material acabará saindo muito mais caro. O piso de madeira é um material que valoriza seu imóvel, o que pode representar uma vantagem muito grande se um dia você pretende vende-lo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.