Sem categoria

5 casas pré-fabricadas para se inspirar

As casas pré-fabricadas são uma espécie de quebra-cabeça: seus componentes são produzidos industrialmente um a um e se encaixam com perfeição quando chegam ao canteiro de obras. Engana-se quem pensa que elas podem ser apenas de madeira. Hoje em dia elas aparecem também na versão de blocos de concreto e quem diria, containers. As opções de casas disponibilizados pelas empresas são tipo chalé. Alguns fabricantes aceitam encomendas 100% personalizadas, desenvolvidas pela equipe da própria construtora ou por um arquiteto contratado pelo cliente. Se você está cogitando a possibilidade de adquirir uma dessas, separamos cinco modelos para você se inspirar. Confira:

Blocos de concreto

c1

c2

Se você é daqueles que ao escutar “casa pré-fabricada” já imagina uma casa simples de madeira, você está errado. A obra dessa casa de 192 metros quadrados na Vila Madalena, em São Paulo, demorou quatro meses para ficar pronta e empregou basicamente estrutura metálica e blocos de concreto, custando cerca de R$ 235 mil. O lugar apresenta grandes vãos com esquadrias envidraçadas: eles integram os ambientes internos ao verde lá fora, multiplicando a área da construção. Um resultado excelente!

Sustentável

c3

c4

Feita com placas pré-fabricadas de concreto, unidas em painéis que substituem os pilares, as vigas e a alvenaria, essa casa de 50 m², chamada Aqua e desenvolvida pela Inovatech, foi erguida em 19 dias. Seu conceito é ser amiga do meio ambiente,com expectativa de reduzir 30% no consumo de energia. Ela apresenta uso calibrado da iluminação e da ventilação naturais, componentes com certificação ambiental, telhado verde, captação de chuva e gestão automatizada de energia e de água para molhar o jardim. O sistema de fabricação proporciona montagem rápida e ampliação por módulos: conexões parafusadas entre os componentes possibilitam a desmontagem, o transporte e montagem em outra localização. Incrível, não é mesmo?

Casa de campo

c5

c6

Essa casa de campo pré-fabricada é um projeto do MAPA, escritório com um braço em Porto Alegre e outro em Montevidéu, no Uruguai, uma ideia que conquistou prêmios e adeptos no Brasil e no exterior. A Minimod propõe uma nova experiência de design elaborado somado à fabricação racionalizada: feita com painéis maciços de pínus reflorestado e tratado, transformados em módulos de 3 x 3 x 3 m, ela se permite assumir vários formatos. Observe que a fachada não tem janelas e o fechamento com painéis de vidro permite o luxo do intercâmbio entre refúgio e natureza. Boa parte do mobiliário é estrutural, como o módulo da cozinha, onde um armário abriga fogão, geladeira e espaço para mantimentos.

Chalé

c7

c8

Projetada pelo arquiteto e designer Sergio Rodrigues nos anos 1990, a cabana pré-fabricada de madeira de 90 m² está localizada em Secretário, vilarejo na região serrana do Rio. A designer Regina Kato, autora do décor do espaço, fez poucas mudanças na estrutura. O local é um verdadeiro refúgio para seus proprietários. O mais curioso de tudo? Não existe luz elétrica, por isso, a transparência é essencial para ampliar a entrada de luz natural. O charme fica ao entardecer, por conta das velas espalhadas para iluminar o ambiente.

Casa container

c9

c10

Essa é a primeira casa container do Brasil, projetada pelo arquiteto Danilo Corbas, fundador do escritório Container Box, na Granja Viana. Com uma área de 196 m², dos 860 m² do terreno, a casa foi feita com quatro containers marítimos de 40 pés. O local possui dois andares, três quartos, sala de estar, sala de jantar com cozinha integrada, escritório, três banheiros, área de serviço, garagem coberta e varandas. Além do caráter inovador, o  projeto também possuí apelo sustentável, uma vez que usa containers em desuso. Conclusão: uma economia de recursos como areia, tijolo, cimento, água e ferro – o que consequentemente diminui o volume de entulho gerado pela obra.

Fonte: Habitissimo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Contato Whatsapp