Sem categoria

Como funciona a venda de um imóvel alugado?

O que fazer quando o imóvel em que você mora, de aluguel, é colocado à venda pelo proprietário? Calma, pois esse tipo de situação além de ser comum no setor imobiliário, também não é um bicho de sete cabeças. E nós, que estamos há quase 40 anos neste mercado, vamos tirar as suas dúvidas.

Antes de tudo, é fundamental saber que todo proprietário tem o direito de colocar o seu imóvel à venda, mesmo que ele esteja alugado. No entanto, ele não pode pedir o imóvel de volta de forma repentina.

Além disso, o anúncio do imóvel só pode ser feito, de fato, depois da comunicação feita ao inquilino e do envio da chamada Carta de Preferência de Compra. Uma boa alternativa é contar com uma imobiliária especializada para fazer essa ponte.

Carta de Preferência de Compra
Pela lei, todo inquilino deverá ter a preferência de compra do imóvel alugado. Por isso, antes mesmo de ser anunciado, o proprietário precisa encaminhar ao morador a Carta de Preferência de Compra. Este documento informa que o proprietário tem o interesse de vender o imóvel. A partir disso, o inquilino tem um prazo de 30 dias para se posicionar sobre o interesse, ou não, de comprá-lo.

Com isso, só depois da resposta do inquilino que este imóvel será, ou não, anunciado para venda.

Visitas ao imóvel
Se não há interesse, ou condições de comprar o imóvel, o inquilino precisa saber que o imóvel será anunciado e, com isso, estará aberto à visitas de possíveis compradores. Mas a agenda dessas visitas deverá ser feita diretamente com o inquilino, já que ele é o morador.

O imóvel foi vendido, e agora?
A Lei do Inquilinato prevê que, se não foi o inquilino, o morador tem o prazo de 90 dias após o registro de compra, para desocupar o imóvel. Mas para garantir que isso ocorra, é fundamental ter tudo registrado e acordado em contrato.

Agora que você sabe os principais aspectos deste assunto, fique despreocupado. Mas se ainda tiver alguma dúvida, venha falar com a equipe da Gabriel Imobiliária. Sabemos tudo sobre o assunto. Afinal, estamos neste mercado há quase 40 anos. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Contato Whatsapp